segunda-feira, novembro 05, 2007

A obra

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Gálatas 5: 22-23a


O nosso Deus é um Deus trabalhador. Grandes obras executadas por Deus nos dão uma pequena noção do Seu poder e nos deixam maravilhados. Desde Gênesis, a Bíblia registra tantos sinais e prodígios da parte de Deus que chega em um momento da leitura que nossa mente fica anestesiada com tantos milagres que não conseguimos mais perceber as dimensões dos seus feitos. Deus realiza esses feitos para mostrar ao homem que Ele é Deus e não há nada que se compare com as suas obras. “Não há entre os deuses semelhante a Ti Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras. Pois Tu és grande e operas maravilhas; só Tu és Deus! (Sl 86:8, 10)”. Quando chegamos ao novo testamento vemos que o filho também trabalhou muito e consumou a sua obra. Deus se manifestou através do seu filho e realizou muitos sinais e prodígios. João fala claramente do propósito dos sinais realizados por Cristo: “Fez Jesus muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estas porém foram registrados para que creiais que é Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.” (Jo 20:20-21).

Os sinais externos que Deus faz correm um risco, eles podem ser negligenciados, esquecidos ou desvalorizados pelas testemunhas do milagre. Qual foi a reação do povo de Israel após todas as experiências que tiveram no seu Êxodo? As dez pragas que caíram sobre os egípcios enquanto nenhuma delas chegou ao arraial israelita. Quando encurralados, Deus abriu o mar para que eles fugissem e depois o fechou matando seus inimigos. Quando famintos, Deus fez chover pão do céu. Quando sedentos, Deus fez brotar água da rocha. Como paga pelos sinais, o povo tornou-se incrédulo e murmurador. Ou como entender o coração dos 9 leprosos que, após suplicarem e serem curados pelo Senhor Jesus, não voltaram nem sequer para agradecer? O coração do homem é tão enganoso que é capaz de cegar seu entendimento e não perceber o Senhorio de Deus e o adorá-lo como Ele merece.

Meditando sobre esse tema percebi que não tenho sede por grandes milagres ou sinais externos. Talvez seja porque Deus já me convenceu do Seu poder. Acredito que, se eu nunca mais ver qualquer sinal miraculoso, a minha opinião sobre o poder de Deus não sofreria qualquer dano. O testemunho dado nas escrituras e os relatos que já li, ouvi e vi são suficientes para que eu creia na supremacia de Deus para sempre. Mas confesso que existe um trabalho de Deus que me toca profundamente – o fruto produzido pela Obra do Espírito.

Quando leio qual é o fruto do Espírito Santo no espírito do homem percebo qual é a verdadeira obra que a Igreja deveria anelar. Em um mundo egoísta, triste, violento, sem paciência, maldoso, infiel, cruel e impulsivo o Espírito Santo é capaz de frutificar no cristão: o amor de Deus, alegria de viver, paciência, benignidade, bondade magnânima, confiança, suavidade e vitória sobre o desejo.

Deus realiza muitos obras externas desejando que o homem creia N’Ele e seja mudado interiormente. Mas nós, os que já cremos, precisamos desejar ver a manifestação da obra produzida pelo Espírito Santo dentro de nós e que se manifesta externamente para edificação da Igreja e para a glória de Deus. Os milagres feitos de dentro para fora são os mais impressionantes porque são realizados apenas mediante a permissão do homem.

Hoje, quando penso nas obras de Deus, valorizo muito mais aquela que é feita condicionada pela resposta adequada do homem. Mudar o caráter de uma pessoa impressiona-me mais do que fazer a terra parar. Curar uma alma ferida mais do que a cura de qualquer enfermidade física. Um homem que pede perdão mais do que um mudo que volta a falar. Um pecador que vê o seu erro e se arrepende mais do que um cego que volta a enxergar. Um filho rebelde que volta para a casa de Deus mais do que a cura de um paralítico que volta a andar. Um jovem que guarda seu coração puro mais do que a cura de um leproso.

O trabalho lento, silencioso e constante do Espírito Santo nas nossas vidas parece destoar do ritmo de vida que levamos. Mas, acredite, nenhuma outra obra será mais importante do que a obra de sermos transformados, de glória em glória, na própria imagem de Cristo.

"Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do Seu filho. Romanos 8: 29a"


TE CONHEÇO
Letra e musica: Carlos Sider
Grupo Mensagem


Queria estar ouvindo a Tua história
Contada pelas ondas de outro mar
Ouvir da Tua boca as maravilhas que hoje sei

Estar no barco em meio a tempestade
E ver o mar calar por sua voz
Ouvir falar o cego: “cego era e posso ver”
Eu queria...

Mas apesar do tempo e o tanto
Que me distam do lugar
TE CONHEÇO
E ainda hoje a Tua voz prossegue firme
Como é doce a Tua voz
É um convite a Te seguir

E quanto mais e mais eu Te conheço
Eu vejo quem eu era e hoje sou
E não posso negar que foi a Tua voz que me mudou
Nesses dias.