segunda-feira, novembro 13, 2006

49 degraus

“Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora a perseverança deve ter ação completa para que sejais perfeitos, íntegros e em nada deficientes.” Tiago 1:3

Recentemente mudei para um novo apartamento. Eu e a minha esposa estamos muito felizes com o nosso novo lar. Porém existe um pequeno detalhe que precisamos nos readaptar: saímos de um apartamento que ficava no nível da rua e, agora, estamos morando no quarto andar de um prédio sem elevador. Na última visita da minha sobrinha, eu e ela fizemos questão de contar quantos degraus nos separavam da rua... contamos 49.

49 degraus me separam da lixeira pela manhã, quando tenho que descer com o lixo. 49 degraus me desesperam quando percebo que esqueci alguma coisa importante já dentro do carro para sair. 49 degraus me cansam quando chego da rua carregando caixas de leite e sacos de arroz. E como tudo que sobe tem que descer, são 98 degraus que preciso encarar para completar qualquer tarefa. Talvez alguém esteja achando que estou exagerando, mas em um sábado pra trás contei 11 idas e voltas pelas escadas o que, no final do dia deram 1078 degraus!

É óbvio que, por mais cansado que esteja, não ficarei dormindo na rua porque fiquei com preguiça de subir para o apartamento. Também nunca deixarei de trabalhar devido à escadaria. Infelizmente, não temos a mesma perseverança nas questões espirituais. A nossa preguiça espiritual nos prejudica imensamente, isso porque, existem alguns benefícios espirituais que só usufruiremos se estivermos dispostos a “subir alguns degraus”. Poderia citar vários como, por exemplo, acordar 30 minutos antes do horário normal para ter um tempo de oração e meditação antes de sair para o trabalho, separar um tempo para fazer o “culto familiar”, se oferecer para algum serviço entre os irmãos, evangelismo em hospitais ou uma visita a alguém que está precisando de atenção. Muitos não estão dispostos a pagar o preço e se recusam a subir a escada que nos leva ao poder espiritual e à consagração. Por causa de poucos degraus desanimam em tomar posse de bênção superiores e de experimentarem uma vida espiritual mais elevada. Vêem as dificuldades mas não conseguem enxergar o destino.

Apesar dos degraus, não me arrependo de ter mudado, ao contrário, estou aprendendo a conviver com a escada. Aquilo que no início parecia ser insuportável hoje não me incomoda mais. O que achava insuperável, não me derrota. A escada não mudou; todos os degraus continuam ali. O que mudou foi a minha mente, a forma como encaro esse detalhe do meu dia. Quando a minha sobrinha me chamou para brincar lá embaixo, disse pra ela que estava muito cansado e que não estava disposto a descer aquela escadaria enorme. Rapidamente, sem perder o ânimo, ela me respondeu: “Mas tio, são só 49 degraus.”

Um mesmo cenário com duas perspectivas completamente diferentes. Agradeço a Deus que usou uma garotinha de 06 anos para me ensinar a diferença que faz olharmos além das dificuldades presentes. Somente dessa forma somos capazes de transformar a murmuração em perseverança.

“É na vossa perseverança que ganhareis as vossas almas.” Lucas 21:19