segunda-feira, agosto 14, 2006

Mutação

“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." Provérbios 14:12


Recebi de um amigo uma notícia inacreditável: um canadense conseguiu trocar um clipe de papel por uma casa. Logicamente, ninguém trocaria uma casa por um simples clipe, o que esse esperto canadense fez foi realizar trocas aonde, no final, conseguiu chegar à casa.O clipe de papel foi trocado por uma caneta com forma de peixe. A caneta foi trocada por uma maçaneta de porta com desenho especial, a maçaneta por um fogareiro de acampamento e o fogareiro por um gerador. Dessa forma, ele foi trocando e trocando até chegar à uma casa na cidade de Kipling, Canadá.

Pensando nessa situação, lembrei-me da história de um homem justo chamado Ló. Porém, ao contrário do canadense, Ló foi fazendo péssimas trocas o que afetou diretamente seu triste fim. Vejamos algumas das suas trocas:
01) Quando Ló precisou decidir para aonde deveria morar. Ele não consultou a Deus, antes escolheu o lugar usando seus olhos naturais (Gn 13:10-11). Ele trocou o conselho de Deus pelo seu próprio conselho.
02) Ao escolher o lugar aonde moraria, Ló foi “armando suas tendas até Sodoma” e passou a conviver com pessoas más e grandes pecadores contra o Senhor (Gn 13: 12-13). Ló trocou a comunhão entre os santos (separou-se de Abraão) pelo convívio com incrédulos.
03) Ló não apenas passou a conviver com os sodomitas como se tornou um influente morador assentando-se à porta da cidade (Gn 19:1). Ló preferiu o prestígio e o reconhecimento do mundo às bênçãos celestiais.

As conseqüências foram terríveis como podemos constatar:
01) Ló não tinha autoridade entre os sodomitas, ao contrário, quando foi conversar com os homens da cidade, ele foi acusado de “querer ser juiz em tudo”.(Gn 19:9). Ou seja, ele era tido por chato e “santinho” demais.
02) Ló não tinha autoridade entre seus parentes. Seus genros escarneceram dele e não acreditaram quando ele os avisou da destruição que viria (Gn 19:14).
03) Ló não tinha paz: “porque Ló pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles” (II Pe 2:8). Lá no seu intimo, Ló sabia que aquele não era o seu lugar. Chama-me a atenção a expressão “cada dia”. Ao armar suas tendas até chegar em Sodoma, Ló acabou trocando “uma casa por um clipe de papel”.

Obviamente, a mutação que sofremos nunca é imediata, assim como o filho pródigo, podemos passar por um período de falsa paz e alegria, mas quando percebemos, estamos infelizes comendo o resto da comida dos porcos (Lc 15:14-16). É o cão que voltou para o seu próprio vomito. É a porca lavada que volta a revolver-se na lama (II Pe 2: 22). São as pequenas trocas que determinarão o que seremos futuramente.

Muitas vezes, não consigo discernir se tenho feito as melhores trocas. Tenho armado as minhas tendas para qual direção? Como será o fim da minha história? A história de Ló me adverte do perigo de sofrer essa mutação de tornar-me santo demais para os impuros e impuro demais para os santos. Infeliz é o cristão carnal. Não se sente à vontade nem entre os incrédulos nem entre os cristãos. Somente quando voltar à casa do Pai, recuperará sua dignidade e, finalmente, encontrará a paz perdida.

“E o filho disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; vesti-o ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.” Lucas 15:21-24