segunda-feira, julho 17, 2006

Famoso desconhecido

Tenho um irmão que vive nos EUA. Já se passaram sete anos que ele se mudou para lá. Às vezes eu fico pensando nele e em tudo que vivemos juntos: nas brincadeiras, nas brigas, nas conversas antes de dormir, nas confissões e nos pequenos gestos que nos faziam cúmplices em muitas coisas. Lembro-me dos seus conselhos e de como compartilhávamos nossas experiências. Principalmente para mim, caçula de quatro filhos, era muito importante aproximar-me do meu irmão e ouvi-lo. Era muito importante tê-lo por perto.
Devido à distância, nosso relacionamento esfriou. Não pudemos confidenciar sentimentos diante de tantas coisas marcantes que aconteceram em nossas vidas ao longo desse tempo. Isso fez com que eu me apegue mais as coisas passadas do que no agora. Eu o tenha mais vivo no meu passado do que no meu presente. Conheço tanto dele, mas ao mesmo tempo, já não o conheço mais. Ele se tornou para mim um famoso desconhecido. Alguém que tenho uma profunda ligação emocional, porém não tenho um relacionamento constante que me faça conhecê-lo melhor.
Infelizmente experimento esse tipo de sensação na minha vida cristã. Por vários motivos eu acabo me afastando do Senhor Jesus e o meu relacionamento com Ele esfria. Nessas horas, tento eternizar momentos e vitórias do passado como se eles pudessem consolar-me das derrotas do presente. Tento buscar algum consolo no passado lembrando dos dias em que o relacionamento era vivo e real. Temo que o Senhor Jesus se torne um famoso desconhecido em minha vida. De que me adianta saber tantas coisas sobre sua vida, sobre seus mandamentos, sobre sua história se eu estiver afastado D’Ele? Eu quero que Ele participe de todas as coisas do meu cotidiano. Desejo ouvi-lo ao longo do meu dia. De senti-lo bem próximo de mim em todo o tempo.
Sei que usar como exemplo um relacionamento humano é imperfeito. O Senhor nunca se afasta ou viaja. Seu temperamento nunca oscila, Ele não muda (Hb 13:8). Não posso me desculpar: a falha estará sempre em mim. Não devo esmorecer em minha busca por conhecê-lo. O maná de ontem não serve de nada para hoje (Ex 16:19-20). Preciso buscá-lo hoje com todas as minhas forças como se fosse a primeira ou a última vez. Que benção! Não preciso pegar um avião para encontrá-lo. Posso buscá-Lo dentro do meu quarto com a roupa que eu estiver vestindo e na hora que eu quiser. Ele está sempre disponível, 24 horas, 7 dias da semana. Não tira férias nem se cansa de mim. Ele anela pela minha oração, não despreza os meus pedidos e nem desconsidera a minha ansiedade.
Agradeço a Deus por tão grande amor. Agradeço pela sua fidelidade e misericórdia. Agradeço por desejar ser meu amigo. Apesar de me conhecer profundamente, ainda assim quer conviver comigo. Como é bom saber que, ainda neste dia, poderei desfrutar da sua presença mais uma vez.



“Se um homem repudiar a sua mulher, e ela o deixar e tomar outro marido, porventura, aquele tornará a ela? Não se poluiria com isso de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim diz o Senhor.” Jeremias 3:1