segunda-feira, agosto 07, 2006

A corrida

“Desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e consumador da fé, Jesus.” Hebreus 12:1

Sempre gostei muito de praticar esportes. As minhas maiores disputas esportivas foram durante a minha adolescência nas olimpíadas colegiais. Vitórias inesquecíveis e derrotas vergonhosas me acompanharam ao longo desse tempo. Lembro-me de uma corrida que participei no campo de futebol do colégio. Era uma corrida de revezamento. Tínhamos que dar quatro voltas em torno do campo sendo que cada volta seria dada por um corredor. O “campão” estava cheio, todos os “primeiros anos” do colégio estavam lá presentes para assistirem a competição. Entramos na corrida sem muita expectativa, mas incrivelmente nos saiamos muito bem. Eu era o terceiro a correr pela nossa equipe e, quando recebi o bastão, já estávamos em primeiro lugar. Quando entreguei o bastão para o meu colega (que seria o último) estávamos com quase meia volta de vantagem. Só perderíamos se acontecesse uma catástrofe, e aconteceu. Na penúltima curva do campão, meu colega escorregou e caiu. Devido a grande vantagem, daria tempo de se levantar e ainda ganhar a corrida. Mas ele não o fez. Ficou sentado no chão com um risinho sem graça na cara pela vergonha que estava passando. Ficamos em último lugar, pior ainda, não chegamos a completar a corrida.

A Bíblia também usa a corrida como uma figura da peregrinação cristã sobre esta terra: o atleta precisa ser diligente na sua preparação (I Co 9:25); o atleta deverá pagar um preço para conseguir alcançar a meta (I Co 9: 26-27) o atleta receberá o prêmio ao chegar ao fim da corrida ( I Co 9:24) se, porém, respeitar as regras estipuladas (IITm 2:5). O escritor de Hebreus cita alguns pontos que podem atrapalhar o peregrino corredor terminar a carreira que está adiante. O pecado sem dúvida é um grande empecilho, ele nos faz errar o alvo e acabamos saindo da pista para corrermos em outras direções. O peso que o escritor menciona pode ser coisas legitimas que recusamos abandonar. Pode um atleta correr tranqüilo carregando uma televisão? Ou uma mala cheia de dinheiro? O conselho bíblico é muito claro: deixe para trás tudo aquilo que é peso e que dificulta na corrida, não carregue consigo. No final, não fará falta.

Porém, existe um terceiro ponto que o escritor de Hebreus apresenta que é ainda mais preocupante: a falta de perseverança. “nós somos a casa de Deus, se guardamos firme até ao fim a ousadia e a exultação da esperança”(3:6). Em outra passagem: “Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se de fato guardarmos firme até ao fim a confiança que desde o principio tivemos” (3:14). E ainda: “Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando até ao fim a mesma diligência para a plena certeza da esperança para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas” (6:11-12). O apelo divino é para não pararmos no meio da corrida, mas que prossigamos até ao fim.

Fico pensando na lista dos chamados “heróis da fé” no capítulo 11 de Hebreus. Por que esses nomes estão lá? Nessa lista, é mencionada a respeito de Raabe, a prostituta. Gideão, que após fazer uma estola sacerdotal fez o povo prostituir-se. Baraque, que devido a sua covardia, perdeu a honra da vitória que foi passada a uma mulher. Sansão, de grande força física, porém de um fraquíssimo caráter. Davi, que após adulterar, matou o marido da amante para tentar ocultar o seu pecado. Porém todos eles não pararam, eles completaram a corrida. Apesar dos tropeços, eles continuaram até ao fim. E hoje, são exemplos para nós.

No colégio, fiquei frustrado com a nossa derrota. Tínhamos tudo para ganhar o prêmio naquela manhã e não ganhamos. Culpamos o nosso colega pela nossa derrota. Mas quanto a minha corrida rumo à Deus? Se eu parar ou desistir, a quem culparei? Mesmo tropeçando e caindo sei que não posso desistir “Sete vezes cairá o justo e se levantará” Pv 24:16. Não posso olhar para os meus pecados ou para qualquer homem senão não prosseguirei. Olharei firmemente para o autor e consumador da minha fé, Jesus. Porque sei que Ele está sempre pronto para me receber . Porque sei que Ele é o caminho a verdade e a vida. Porque sei que, quando encontrá-lo face a face, terei completado a minha carreira.


“Porque ainda dentro de pouco tempo aquele que vem virá, e não tardará; todavia o meu justo viverá pela fé, e: se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” Hebreus 10:37-38