segunda-feira, maio 10, 2010

O trabalho do Oleiro

“Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer deste outro vaso, segundo bem lhe pareceu. ” Jeremias 18:4

Ao iniciar esses pensamentos sobre os reis e os profetas de Israel uma lição perturbadora me salta aos olhos: cuidado com o que você pede a Deus, Ele pode atender ao seu pedido e isso não será de benção para você. Se, no primeiro momento isso parece estranho de ler, vamos ver o que aconteceu com Israel.

Havia se passado mais de 600 anos desde a sua libertação da escravidão do Egito. Em 600 anos muitas coisas podem mudar. Moisés, Josué, o maná, a coluna de fogo e as 10 pragas parecem agora muito distantes da realidade dessa nação. A fé viva e vibrante de outrora fora substituída por uma tradição caduca cercada de impurezas e misticismo. Quando chegamos em I Samuel somos informados que: “naqueles dias a palavra do Senhor era mui rara; as visões não eram freqüentes” (3:1). As advertências divinas não foram levadas a sério e Israel estava em constante flerte com a idolatria do panteão cananeu. No meio dessa situação Israel pede por um Rei. Israel queria um rei “como o têm todas as nações” (I SM 8:5).

Em Jeremias 18 nos é relatado que o Senhor Deus envia o profeta para a casa do oleiro. Chegando lá, Jeremias passa a observar a obra do oleiro sobre as rodas lidando com o barro. Observou também que, em um determinado momento, o vaso se estragou e o oleiro então desfez completamente o vaso e passou a fazer um novo. Nesse momento veio a palavra do Senhor a Jeremias dizendo: “não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro ó casa de Israel?” (Jr 18:6). De alguma forma, podemos dizer que essa figura ilustra o trabalho de Deus com o povo de Israel. Deus como um oleiro inicia um trabalho com seu povo porém esse povo de dura cerviz não aceitava o modelar do Senhor. Então o Senhor desfazia o trabalho anterior e passava a trabalhar com o povo de outra maneira. A Teocracia (o governo direto de Deus) não funcionou e agora um novo tratar de Deus surge através da Monarquia. Mas será que esse era o melhor pedido? Vejamos algumas passagens em I Samuel:

“Disse o Senhor a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te rejeitaram a ti, mas a mim, para que eu não reine sobre eles.” (8:7)

“Vendo vós que Naás, rei dos filhos de Amon vinha contra vós outros, me dissestes: Não, mas reinará sobre nós um rei: ao passo que o Senhor vosso Deus era o vosso Rei.” (12: 12)

“Grande é a vossa maldade, que tendes praticado perante o Senhor pedindo para vós outros um rei.” (12:17)

“Todo povo disse a Samuel: roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, par que não venhamos a morrer; porque a todos os nossos pecados acrescentamos o mal de pedir para nós um rei.” (12:19)

Existe uma advertência solene para a Igreja nesse exemplo. Ao longo desses séculos, o povo do Senhor tem se afastado do propósito inicial e da vontade diretiva de Deus. Penso nas Igrejas no Apocalipse: uma havia perdido o primeiro amor, a outra sustentava doutrina demoníacas, a outra igreja estava tão equivocada nas suas doutrinas que passaram a conhecer as cousas profundas de Satanás, a outra tinha aparência de estar viva mas na realidade estava morta. E, por fim, na última Igreja, quase como uma figura direta de Israel que rejeitou o governo do Rei Divino, vemos que o Senhor Jesus fora deixado no lado de fora e agora são os homens que tomam as decisões.

Mas alguém pode dizer que essa não é a situação atual da Igreja pois existe muita salvação, curas, milagres e profecias no meio do povo de Deus. Talvez a resposta seja a mesma que Deus disse ao Seu povo quando eles rejeitaram o Seu governo: “pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo, porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo.” (I Sm 12:22) Vivemos em grande perigo quando somos orientados pelos resultados e não pela Palavra de Deus.

Quão perigoso é pedirmos alguma coisa ao Senhor quando a Palavra de Deus não habita ricamente em nosso corações e quando nossa visão está escurecida! É interessante o que acontece comigo. Todas as vezes que sou alimentado pela Palavra e quando minha visão ganha um novo fôlego, invariavelmente, os meus pedidos mudam de direção e a minha oração ganha um novo curso. “Seja feita a Tua vontade” sempre será a melhor oração de um coração sábio.

“Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma.” Salmos 106:15


(texto escrito para o blog "Sobre reis e profetas")