segunda-feira, julho 19, 2010

Adivinhações

“Não deis ouvidos aos vossos profetas, e aos vossos adivinhos, aos vossos sonhadores, aos vossos agoureiros e aos vossos encantadores (...) porque eles vos profetizam mentiras.” Jeremias 27:9,10

Durante essa última copa do mundo surgiu uma personagem interessante: Paul – o polvo. Começou como uma brincadeira em um aquário na Alemanha. Antes dos jogos, colocavam perante o polvo duas caixas com mexilhões: uma caixa tinha a bandeira alemã e na outra caixa tinha a bandeira da seleção adversária. A caixa escolhida pelo polvo era interpretada como uma previsão do vencedor do confronto. Incrivelmente o polvo “acertou” – pelo menos foi o que nos foi falado pela mídia – todos os oito resultados em que foi chamado para dar o seu “palpite.” Paul tornou-se o maior ícone da copa sendo o astro mais comentado e mencionado em todos os noticiários do mundo.

Saber o que acontecerá no futuro é um dos grandes desejos do homem. Saber o que sucederá conosco antes de virarmos a esquina seria a resposta para as nossas inquietações, temores e ansiedades. Desde que o mundo é mundo muitas pessoas se dizem capacitadas por “forças superiores” para enxergarem o futuro. As fontes de consulta são inúmeras: mortos, estrelas, natureza, feitiços, espíritos, magias, tarô – até com a borra de café no fundo de uma xícara tentam enxergar o futuro. Mas como uma criatura presa ao tempo, por mais poderosa ou inteligente que seja, pode afirmar que as coisas que ainda não sucederam acontecerão?

Apenas uma única pessoa pode fazer isso. E essa pessoa é a quem chamamos de DEUS. O criador de todas as coisas, inclusive do tempo. Diante dos Seus olhos não existe o passado, nem o presente nem o futuro. Se Deus estivesse preso ou submisso ao tempo então o Senhor Soberano sobre tudo seria o tempo e não Deus.

Bem, se cremos que existe uma mente que governa absolutamente todas as coisas chegamos a um impasse. Como saberemos, diante de tantos “deuses” que existem qual é o verdadeiro e único Deus, O Supremo? A resposta é fácil: vamos analisar quais deles afirmam sobre o futuro – porque apenas DEUS tem o poder e o controle sobre todas as coisas. Qualquer pessoa sincera, desejosa de conhecer qual é a verdade, após estudar as propostas de cada religião existente nessa terra terá que se render diante de JEOVÁ – Ele é o verdadeiro DEUS: “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último,e além de mim não há Deus. Quem há como eu, feito predições desde que estabeleci o mais antigo povo? Que o declare e o exponha perante de mim! Esse que anuncie as cousas futuras, as cousas que hão de vir!” (Is 44:6,7) Apenas aquele que é o “primeiro e o último” pode fazer tamanha asseveração. E Deus tem predito várias vezes ao longo das eras: Eis que as primeiras predições já se cumpriram e novas cousas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, eu vo-las farei ouvir” (Is 42:9). Estudando um pouco sobre as outras religiões e outros “deuses” fica-se evidenciado que eles não podem prever o futuro. A Bíblia é um livro absolutamente sensacional que nos oferece centenas de provas da legitimidade de Deus através do cumprimento de centenas de profecias cumpridas no passado e que, até hoje, estão se cumprindo.

Quando Deus proíbe ao seu povo de consultar adivinhos Ele não O faz por medo da “concorrência”. A proibição é a indicação máxima da nulidade de buscar em qualquer coisa que não seja Nele mesmo as respostas para o nosso futuro. Consultar agoureiros e adivinhos é tão estúpido quanto pensar que um molusco de aquário possa predizer as coisas que ainda não aconteceram.

Pense a respeito. Se Deus tem dado tantas provas do seu poder ao longo das eras cumprindo cada uma de suas santas predições será que, justamente agora, no final dos tempos, Ele deixará de executar o que já nos revelou que fará com este condenado planeta? A resposta para essa pergunta tenho certeza que você é capaz de adivinhar.

“Lembrai-vos disto, e tende ânimo; tomai-o a sério, ó prevaricadores. Lembrai-vos das cousas passadas da antiguidade; que eu sou Deus e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o principio anuncio o que há de acontecer, e desde a antiguidade as cousas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade.” Isaias 46:8,9