segunda-feira, maio 22, 2006

Pijama para uma noite fria



Durante dois anos consecutivos, ganhei de aniversário do meu irmão um pijama. O que eu vou fazer com um pijama? Será que ele não sabe que durmo sem camisa? Será que não havia nada melhor para ele me dar? Nenhum livro, camisa ou CD? E por dois anos! Confesso que, em meu coração, desprezei o presente.

Ontem à noite, quando fui dormir, achei que estava muito frio para dormir sem camisa. Não tive dúvida, fui ao armário e catei um dos pijamas e fui me deitar. Já na cama, de luz apagada, fiquei pensando que a idéia do pijama não era de toda ruim. Recordei que ao longo dos anos, nos dias mais frios ou nos dias em que eu estava doente, eu usei os pijamas.

Da mesma maneira quando ganhamos uma repreensão esse efeito pode acontecer. Por que ele disse isso? Será que ele sabe da minha situação? Por que o Senhor está fazendo isso comigo? Eu não precisava ouvir essa palavra! Isso definitivamente não serve para mim! Existe algum engano.

Admiro o Rei Davi. O grande rei de Israel. Acumulou inúmeras vitórias desde a sua mocidade – venceu leões, ursos, gigantes e exércitos inteiros, porém ele deixou ser vencido por Deus. E essa derrota, foi sua maior vitória. Quando repreendido, reconhecia suas falhas. Reconhecia que carecia de repreensão. Ele chegou a escrever: “Fira-me o justo, será isso mercê. Repreenda-me, será como óleo sobre a minha cabeça, a qual não há de rejeitá-lo” (Sl 141:5). Davi aprendeu uma coisa dificílima ao homem: ouvir a voz do Senhor através das repreensões.

Para mim, a repreensão funciona como um pijama – valorizo apenas quando estou sentindo frio ou me sentindo fraco. O desafio é reconhecermos a nossa temperatura. O Senhor advertiu aos seus discípulos da ameaça do esfriamento: “E por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.” (Mt 24:12). Ã medida que a vinda do Senhor se aproxima, mais frio este mundo ficará. Precisamos ser cada vez mais vigilantes. A repreensão entra profundamente naquele que reconhece que a necessita. Enquanto o orgulhoso irá permanecer surdo, preferindo o frio mesmo que isso cause sua morte, o humilde a aceitará trazendo arrependimento, consolo e paz. Esse é um dos objetivos quando o Senhor nos repreende: reaquecer o nosso espírito. Temo rejeitar a repreensão do Senhor por me achar aquecido demais. Temo não reconhecer a minha dependência do calor que só pode ser gerado pelo fogo do Espírito Santo.

Ontem à noite, agradeci ao Senhor pelo meu irmão. Agradeci pelo pijama que, mesmo não querendo, recebi de presente.

Apesar do frio, dormi aquecido.


“Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” Provérbios 3:11-12